Curiosidades

“Terrible Twos”

“Terrible twos”

‘Terrible twos’ ou adolescência dos bebês! Eu jurava que ia passar sem sentir essa fase, mais ela chegou junto com os dois anos da Mari, resolvi pesquisar e compartilhar as descobertas com vocês, mais alguém ai passando por isso?

Terrible twos o que é?

A famosa adolescência dos bebes é conhecida assim por ser a fase de descoberta de autonomia deles, nessa fase eles contrariam, dizem não, se jogam no chão. São do ‘contra’ pois estão tentando se impor, mesmo sem saber o que estão fazendo, não aceitam a decisão dos pais e fazem o que sabem para chamar atenção, chorar!

Qual a idade que a Terrible twos se manifesta?

Do um ano e meio aos três anos (Lembrando que nenhum bebe é igual ao outro e podem sentir essa fase com mais e menos intensidade, muitos pais dizem nem ter percebido essa fase enquanto outros dizem ter sofrido muito).

Existe um motivo e uma forma de evitar?

O motivo é o desenvolvimento natural da criança a sua descoberta de autonomia e vontades, até então eles apenas conheciam os comandos dos pais e seguiam esse modelo de decisão, porém com o passar do tempo eles passam a fazer suas escolhas e tomar suas decisões e claro que isso não inclui obrigações como parar a brincadeira ou tomar banho (Coisas que eram simples se tornam um desafio nessa fase). Não se deve evitar essa fase e sim tentar auxiliar o pequeno nesse momento mostrando que nem sempre é imposição e que as birras não resolvem.

Principais comportamentos e dicas para como reagir

Birra escândalo em público: Esse é o terror de todos os pais, quem nunca viu aquele show no shopping ou mercado? Nesses casos o conselho é esperar a birra acabar se abaixar e conversar olhando nos olhos da criança, mostrar no tom da sua voz o descontentamento, outra dica é tentar desviar a atenção da criança para outra coisa e depois conversar com ela, mas se nada funcionar e a vergonha estiver muita, apenas pegue a criança sem falar nada e a leve a um lugar mais reservado como um banheiro e espere a birra acabar para conversar (Especialistas afirmam que pegar a criança sem falar nada apenas com expressão de reprovação já fazem ela perceber que está fazendo algo errado).

Criança se auto agredindo: Existem crianças que percebem que se machucar faz com que os pais cedam as suas vontades, pois despertam compaixão e medo nos pais, o conselho nesses casos é proteger a criança colocando a mesma em um local seguro e saindo de perto! Isso mesmo sem platéia sem show, ele só faz isso para ver sua reação e despertar sua compaixão.

Criança batendo em outras pessoas: Crianças como adultos podem ter explosão de sentimentos, alguns expressam essas frustrações com agressão, nesses casos deve-se imediatamente advertir a criança e firmemente conversar que aqueça atitude não é aceitável, por isso os especialistas afirmam que as crianças não devem ser poupadas de tudo, deve-se mostrar a situação e orientar, pois se ele não conhecer o outro lado quando se deparar com algo difícil poderá desencadear esse tipo de comportamento.

Lembre se a maternidade não é perfeita e ninguém é perfeito, não se culpe se agiu de forma diferente ou explodiu em algum momento! Apenas tente mudar. Beijos e até a próxima

 

 

 

 

Anúncios

24 comentários em ““Terrible Twos”

  1. Nossa, essa fase é complicada! !! Por aqui, deu uma amenizada, mas ainda tem kkkk
    Se posso te dar uma dica é para ler o livro “já tentei de tudo”, a leitura é simples, rápida e vc le de acordo com a idade! O autor explica que está passando na cabeça do seu filho, o pq dele agir daquela forma e te explica a melhor forma de agir para evitar essas cenas! Óbvio que isso é mto subjetivo, mas te dá uma base para saber qual melhor forma de agir! Por aqui deu super certo e me ajuda mto!! Bjokas
    Mila

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pedro teve uma fase mais “rebelde” que passou, porém, ainda tem uns comportamentos ligados à essa adolescência precoce. Devemos nos munir de muita paciência e entender como o processo de desenvolvimento. Amei o post!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olha Tati eu estou vivendo essa fase com o Gabriel e é muito difícil , você tem que ter muita paciência e contar ate 30 sabe.
    Ele nunca fez escândalo na rua , mas tem dia que ele faz muita birra em casa, só sossega quando fica de castigo na cadeirinha dele na sala, ai ele vem e me da um beijo e pedi desculpa.
    Que fase viu 😃😃😃.
    Bjs Tati
    Adorei o post.

    Mari
    vamosmamaes.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s