Curiosidades

Soneca da Tarde

Importância da soneca até os 3 anos

Você sabia que até os três anos a soneca da tarde é extremamente importante para o desenvolvimento da criança?

Claro que uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e bem estar da criança, mas os cochilos são de extrema importância  para o desenvolvimento.

Estudos já comprovam o quanto é prejudicial a ausência desse  soninho, podendo trazer  distúrbios de comportamento, ansiedade, irritação, falta de concentração entre outros, e também mostram os benefícios que ele traz, como a ampliação dos processos cognitivos, boa memória entre outros.

“Estudo feito pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças que tiram uma soneca à tarde são mais inteligentes e têm melhor memória”

Importante lembrar que o sono da tarde  precisa ser diferente do sono da noite., a criança precisa entender a diferença entre eles, então faça diferente essa soneca não precisa ser no berço e deve acontecer com meia luz, ela tem que entender que é dia, até mesmo pra não trocar a noite pelo dia.

“Essas diferenças são importantes para que a criança perceba que aquele não é o sono da noite”, explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

O tempo da soneca também varia de criança para criança, crianças são diferentes e cada uma é de uma forma é apenas uma base a tabela:

tabela-do-sono

Se depois de duas horas a criança não acordar, clareie o ambiente aos poucos e coloque uma música calma, para que o despertar seja agradável e de bom humor, nunca assuste ou desperte derrepente, jamais permita que a soneca dure a tarde inteira, para que o sono noturno não seja prejudicado, o mais importante é respeitar a necessidade de descanso do organismo da criança com um limite para não prejudicar.

 

Organização é tudo, crie uma rotina com seu filho e inclua esse repouso, se seu filho estiver na escola combine com a mesma essa adequação de horários.

 

Lembre que tirar uma soneca

– Ajuda na memória
– Desenvolve a cognição e regula a emoção
– Estimula o crescimento
– Promove conforto e bem-estar

 

E você como é seu rotina, inclui a soneca? Aqui em casa muitas vezes a soneca é acompanhada da mamãe ou do papai, afinal também merecemos esse repouso né rsrsrs

Anúncios

26 comentários em “Soneca da Tarde

  1. Aqui a sone a da tarde durou só até os dois anos depois ele não quis mais. Sempre mantive a rotina de sempre almoçar, tomar banho e deitar ou na minha cama ou no sofá mais depois ficava lá meia hora e nada e acabei desistindo pois ele acabava irritado e eu me estressava …. Quando percebia que ele estava um pouco maia cansado falava pra brincar de seção cinema e se tivesse frio pegava a coberta e ficávamos nem.sentado e nem.deitado e quando ele percebia que queria faze-lo dormir ele desistia da brincadeira km km

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pedro após seu 1 aninho começou a ter mais rotina nas sonecas. Hoje com 2 dorme mais que as duas horas da tabela. Porém, o sono noturno não é prejudicado. Creio que o cansaço da escola ajuda a esticar a soneca. Já tentei acordá-lo, mas não tive sucesso. Criança quanto mais dorme, mais quer dormir! Tb descanso no horario😊

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei! A isa sempre tira a sonequinha depois do almoço, isso já virou rotina. Almoça, descansa, banho e sonequinha, apesar de nem sempre ela dormir 2 horas por dia, pelo menos uma hora á uma hora e meia é garantido, e é ai que eu aproveito (: Bjjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Aqui o Joao dorme bem a tarde. Troquei ele de horario na escola justamente por isso. A turma da tarde nao tira esse soninho e percebi que o Joao estava ficando irritado, mal humorado… Agora, estudando de manha, ele dorme 2h a tarde e anda bem mais “agradavel” rs…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei o texto! Mas a individualidade da criança deve ser respeitada! Por aqui era um choro sem fim para dormir, parecia que estava apanhando… ela parou de tirar a soneca com uns 2 anos e pouco e não teve prejuízos! Hoje com três, as vezes dorme, as vezes não!

    Bjokas

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s