Alertas · Sem categoria

Conjuntivite

Vamos lá começar a ano com um post que eu estava em dívida com vocês? A conjuntivite,  uma das doenças mais comum no verão.

A Mari teve esses tempos atrás,  uma doença chata, dolorida e infelizmente comum nesse período do ano.

16-01-02-09-41-48-183_deco
Conjuntivite

É a inflamação/infecção da conjuntiva ocular, membrana transparente que recobre a parte branca do olho quando observado de frente e a parte de dentro da pálpebra (conjuntiva). Pode persistir por até três semanas e não deixa sequelas definitivas na maioria dos casos.

Causas

Existem várias causas de conjuntivite,  sendo assim temos vários tipos de conjuntivite: O tipo e o tratamento só o médico qualificado pode identificar,  nunca deixe de consultar o oftalmologista ou pediatra.

* Infecciosas:

Viral –  Um pouco mais branda,  passa sozinha e dura em torno de uma semana,  trata-se com soro fisiológico e água filtrada.

Bacteriana – Mais severa e necessita de colírio com antibiótico para o tratamento em alguns casos necessário até pomadas oftalmológica.

Tanto a forma viral quanto a bacteriana são extremamente contagiosas.

* Alérgica: é resultado da exposição a uma substância que provoca alergia e que precisa ser identificada para evitar novo contato ela não é transmissível e não necessita de antibiótico, tratamento pode ser necessário o uso de anti-histamínico (anti-alérgico).

* Química ou tóxica: é causada por contato direto com algum agente químico, que pode ser produtos de limpeza, fumaça de cigarro, poluentes industriais, sabão, sabonetes, spray, maquiagens (entre outros),  nesse caso devesse afastar do agente causador e buscar uma orientação médica.

Este tipo de conjuntivite é muito comum nos recém-nascidos, uma vez que o Pediatra na sala de parto coloca um colírio chamado CREDÊ (Nitrato de Prata 1%), para prevenir a conjuntivite gonocócica. Este colirio pode causar a conjuntivite química ou tóxica. Apesar deste efeito colateral, essa é uma conduta obrigatória, já que a conjuntivite gonocócia pode levar à cegueira no periodo neonatal, conjuntivite neonatal também tem outros causadores. (Amanhã post novinho sobre esse tipo específico que merece muita atenção)

Sintomas

A conjuntivite viral apresenta sintomas como coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, ardência, secreção e em alguns casos embaçamento visual. Na bacteriana além dos sintomas anteriores tem dor no corpo, sensação de gripe,  inclusive dor de garganta e na alérgica temos sintomas de processos alérgicos, como rinite e asma.

” A medida que o sistema imunológico da criança tenta combater a infecção, o olhos dela poderão lacrimejar ou ficar cheios de secreção (remela e casquinhas)”.

Prevenção

A principal recomendações dos médicos é lavar as mãos sempre,  principalmente se for tocar ou coçar os olhos.

Para evitar a propagação é aconselhável evitar coçar os olhos infectados, não permitir o acúmulo de secreção, separar para uso exclusivo itens como toalhas, fronhas, lençóis, copo e talheres; não compartilhar maquiagem ou lentes de contato, evitar tocar os olhos com frasco de colírio e evitar locais fechados.

Espero ter ajudo a esclarecer um pouco mais sobre essa doença e te encontro aqui amanhã com a continuação dessa doença porém dessa vez o tema será a conjuntivite neonatal,  mais comum que imaginamos porém ainda pouco falada e conhecida. Beijos e até 

Anúncios

31 comentários em “Conjuntivite

  1. Tati!! Eu vire e mexe tenho uma complicação nos olhos pq uso lente de contato. Ontem mesmo fui ao oftalmo pq achei q fosse conjuntivite. Mas era só irritação da lente mesmo. Beijos para vc e para Mari!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s