Alertas · Sem categoria

Conjuntivite neonatal e Método Credé

O que é conjuntivite neonatal?

É a conjuntivite que ocorre já nos primeiros dias de vida até o fim do primeiro mês do recém-nascido.

Quais são os tipos de conjuntivite neonatal?

Química: causada pelo uso do colírio de nitrato de prata a 1% para prevenção da conjuntivite gonocócica, esse colirio é aplicado na primeira hora de vida do bebê e é uma conduta obrigatória visto que a conjuntivite gonocócia pode levar à cegueira. Manifesta-se no primeiro ou segundo dia caracterizando-se por vermelhidão, secreção mucóide e lacrimejamento. O tratamento consiste no uso de lágrimas artificiais, limpeza, compressas frias, desaparecendo por volta do quarto dia.

Gonocócica: Causada pela bactéria da gonorréia essa é a mais grave, aparecendo geralmente entre o segundo e o quarto dia de vida, sendo chamada de hiperaguda por produzir secreção purulenta copiosa, bilateral, com potencial de perfuração corneana se não tratada pode levar a cegueira. Deve ser tratada prontamente com  tratamento tópico e sistêmico com antibióticos. O colírio de nitrato de prata é eficaz contra ela, por isso sua aplicação logo após o parto é obrigatório, mesmo se o bebê nascer de cesariana é obrigatório.

Clamídia: Causada pela bactéria clamidia (a mesma da dst) essa conjuntivite têm aparecimento mais tardio, entre o quinto e o décimo quarto dia de vida, causa vermelhidão nos olhos do bebê, secreção, inchaço nas pálpebras e na conjuntiva (branco do olho). Infelizmente o colírio de nitrato de prata não é muito eficiente em sua prevenção – por isso, toda gestante deve fazer o teste para saber se apresenta essa bactéria e, em caso positivo, fazer o tratamento com antibióticos ainda durante a gestação.

Há ainda a possibilidade do bebê hadquirir uma conjuntivite viral, por contato com pessoas de seu convívio que estejam doentes. Para evitá-la, mantenha as pessoas infectadas longe do bebê e lave sempre as mãos antes de pegar o pequeno. Embora deixe o bebê irritado, esse tipo costuma desaparecer naturalmente após uma semana.

Como é possível prevenir a conjuntivite no recém-nascido?

Com um bom pré-natal e o uso de colírio de nitrato de prata logo após o nascimento do bebê. Se ainda durante a gestação for detectada a presença de bactérias causadoras da clamídia e da gonorreia, é possível o tratamento com antibióticos, sem que o bebê seja afetado.

Espero que tenham gostado 😚 até a próxima!

Anúncios

19 comentários em “Conjuntivite neonatal e Método Credé

  1. Não conhecia todos esses tipos, é uma informação muito válida. E é importante dizer que, um recem nascido precisa de cuidados extras. Apesar de ser lindos e fofos, não tem todas as defesas e quem está doente, deve evitar visita-los. Mesmo quem não está deve ter todo cuidado. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s