Curiosidades

Fase das Mordidas

Olá  hoje o tema é polêmico e dolorido, para a criança e para o coração das mamães.

Uma fase difícil para os pais do mordido e do mordedor, vamos entender porque eles mordem?

A “fase” das mordidas acontecem quando a criança ainda não domina a linguagem, quando eles ainda não conseguem expressar verbalmente seus sentimentos, aí a forma de manifestar sua vontade vem por mordida, puxões e brigas, a criança não faz isso por maldade ou pensando em agredir, ela faz como uma forma de expressar sua  vontade,  chamar atenção ou vencer uma disputa.

Screenshot_2016-02-23-20-30-05-1

A idade que essa fase acontece é entre 1 a 3 anos, a chamada “fase oral” que é a fase onde ainda não dominam a linguagem,  mas querem se expressar e nessa fase usam a boca,  lábios e língua.

O que fazer quando a criança morde? Sempre é necessário o intermédio de  adulto que mostrará a criança que é inadmissível machucar o amiguinho, o adulto intermediário deverá falar calmamente com a criança,  porém com firmeza, deve colocar a criança para refletir e mostrar a ele que existe outras formas de ela se expressar.

Screenshot_2016-02-26-16-28-30-1

E se o meu filho for o mordido? Sim eu sei o coração dói,  (Mari foi mordida na primeira semana de aula e eu sei que doeu mais em mim do que nela), mas devemos manter a calma. O adulto que estiver com a criança deve imediatamente acolhê-la, cuidar e deixá-la mostrar seu descontentamento com a mordida,  seja chorando,  falando ou apenas ficando quieta, mas nunca se deve incentivar a criança a revidar.

Agora vamos ao ponto dos papais, esses devem manter a calma e se foi na escola, conversar é o melhor remédio,  entender como aconteceu e confiar na equipe que fica com seus filhos,  se você não confiar será impossível superar o episódio (Aqui em casa já superamos e confiamos na equipe que cuida da Mari).

Criança que morde demais pode ser um sinal de problema? Sim! Mesmo sendo uma fase comum, se a criança passar a morder demais mesmo sendo orientada da forma correta a não fazer isso, pode ser um sinal de ansiedade, insatisfação ou chamar atenção com agressividade, sendo importante buscar ajuda profissional .

Espero ter ajudado  a entender melhor essa fase,  beijos e até a próxima. 

 

Fonte: Revista Crescer, Brasil Escola, Educar para Crescer. Imagens Google. 

Anúncios

37 comentários em “Fase das Mordidas

  1. Nossa esse post parece que foi feito pra mim.
    Exatamente hoje meu filho foi mordido na escola,ainda no caminho pra casa ,o pai e eu percebemos uma marca na perninha do Arthur,e sim era de Dentinhos,de “boca cheia”,e ai veio aquele aperto no coração ,aquele medo de que volte a acontecer.
    Mas sabemos que isso acontece mesmo!
    Adorei esse post ,e sei que vamos superar essa faze …
    Com muita dó do meu pequeno!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Essa fase é complicada demais!!! Já estive dos dois lados, a minha pequena foi mordida – chorei junto, nossa! É horrivel- e a minha pequena começou a morder, essa lado é pior ainda! Vc não sabe o que faz! Da uma vergonha! É complicado mesmo! Só com mta paciência mesmo!
    Amei o post! 😚😚

    Curtido por 1 pessoa

  3. Poxa! É de partir o coração mesmo! Davi tb foi mordido na primeira semana de aula! Voltou pra casa com 8 dentes no braço e a tia disse que não viu nada, que ele nem reclamou! Sei não. Sei que até hoje ele dá trabalho pra querer ir pra escola! Mas é isso que você fala mesmo! Paciência é conversa! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

  4. Amei este post…. Minha filha esta nesta fase. Chegou esses dias da creche com uma mordida no braço. Fiquei chateada…. Espero que essa fase passe logo kkkk Este post me ajudou a compreender melhor.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Nossa já sofri muito com isso quando meu filho entrou na escola. Em uma semana ele foi mordido todos os dias, foi bem difícil de ver as marquinhas no braço dele. Depois quando cresceu um pouquinho ele mordeu algumas crianças. Isso é fase e passa. Temos que conversar com a criança sobre o assunto. Fiz isso e o resultado foi bastante positivo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s