Alertas

Zika Vírus bate papo com a Dra Ana Escobar

Olá,  hoje o tema é um dos mais preocupantes na atualidade, o Zika Vírus! Já falamos sobre ele aqui no blog, mas hoje às informações foram coletadas em um bate papo super descontraído que aconteceu nesse sábado (05/03/16)  na livraria Cultura, com a Dr Ana Escobar (consultora d0 programa Bem Estar)!

Sabemos que a situação está alarmante (OMS declarou como emergência global) e se tornou hoje a maior preocupação das mamães e principalmente das grávidas e tentantes.

Vamos aos pontos abordados no bate papo!

*O bate foi iniciado com o tema #primeiros1000diasdobêbe,  e a importância desses primeiros mil dias na vida dos bebês:

  • a contagem é feita desde a concepção (270 dias) até os dois anos (365 de cada ano)  dando exatos mil dias, esse período é primordial para a formação da pessoa, deixando claro a importância da gestação saudável com boa alimentação, sem uso de bebidas drogas ou algo que possa gerar prejuízo nesse momento mágico de formação.
  • Após o nascimento a importância do cuidado com amor,  com carinho, o olho no olho, a alimentação com amor (peito ou mamadeira), o BRINCAR ,sim o brincar é coisa séria para o desenvolvimento da criança, nunca devemos super estimular e sim estimular de forma correta!
IMG_20160305_151520
Dr Ana Escobar uma médica maravilhosa e uma simpatia de pessoa

*O Zika vírus, com certeza era o tema mais aguardado e com mais dúvidas, a doutora abriu para perguntas e fez da palestra um grande papo. A doutora deixou claro que ainda existe muitas incertezas e dúvidas porem os estudos estão avançando. Os pontos fortes foram:

  • Microcefalia: desde novembro quando o Ministério da Saúde confirmou a ligação da microcefalia com o zika vírus esse tem sido o tema mais falado e o pânico das grávidas e tentantes. A doutora esclareceu em qual momento isso acontece

“Nos três primeiros meses de gravidez acontece a mágica, uma surpreendente multiplicação de células que formam órgãos vitais e o sistema da crian,ça é nesse momento o maior risco da penetração do zika que causará uma lesão impedindo a multiplicação no neurônio, causando a microcefalia impedindo que o cérebro cresça”

Ou seja, o risco da microcefalia é na gestação, não é possível ter microcefalia após o nascimento, sendo mito quem diz ser possível! Questionada sobre problemas neurológicos após o nascimento a doutora explicou que não existe nenhum caso no mundo sobre problemas neurológicos em crianças nascidas que tiveram tido o zika vírus.

  • Guillain Barré e o zika virus: essa é uma síndrome paralisante rara, e os de casos da Síndrome aumentaram significativamente nos estados mais acometidos pelo Zika vírus. É uma doença que atinge mais os adultos porém pode sim atingir crianças, sendo uma doença reversível mas com tratamento demorado. O sinal de alerta é sentir formigamento cerca de 10 dias após contrair o vírus,explicou.
  • Repelentes: os repelentes são sempre uma dúvida, a doutora explicou que hoje no país temos três tipos aprovados pela ANVISA. São os a base de Icaridina (único com 100% de eficácia contra o Aedes), IR3535 e o DEET (importante ler os rótulos sempre), esses são indicados o uso a partir de 6 meses, antes disso a prevenção deve ser feita de forma manual (Telas nas janelas, protetor de berço e carrinho). Roupas longas é uma prevenção super indicada em conjunto com o repelente já o uso de citronela e complexo B não são eficazes e não são considerados repelentes ou prevenção.
  • Transmissão por relação sexual: está comprovado a transmissão por relação sexual, a doutora esclareceu que o vírus permanece ativo no sêmen por meses e ainda não existe uma resposta cientifica porque permanece por meses no sêmen e apenas por 7 dias no sangue, mas os estudos estão avançando. Um alerta muito importante foi:

“Mulheres grávidas devem usar camisinha, pois o vírus pode ser passado pelo parceiro durante a gestação, ou seja, a prevenção a gestante tem que ser completa e ninguém lembra dessa forma de contagio”. Quanto a transmissão por aleitamento materno, não existe nenhum caso registrado no mundo e a orientação do ministério da saúde é para continuar o aleitamento materno normalmente.

  • Psicológico e emocional , uma pessoa na platéia mensurou o momento como um “terror psicológico” e logo todos concordaram, a doutora foi clara e disse que por enquanto existe muitas dúvidas, mas as pesquisas estão avançando e deixou claro que no momento a prevenção é nosso melhor aliado, uso de repelentes e sua reaplicação na hora certa, roupas claras que cubram o corpo, telas de proteção na casa e : “Quem puder, deve aguardar para engravidar”.
IMG-20160305-WA0039
Evento contou com a participação de blogueiras e imprensa, na foto nosso grupo de mamães blogueiras.

No site da Dr Ana Escobar que é assistido por sua sócia Joana Abucham, existe o boletim Zica vírus que é atualizado regularmente e contem , com as informações mais atuais sobre a doença.

BOLETIM-ZIKA1
No site da Dr Ana Escobar boletim com informações atualizadas

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais sobre a doença, beijos e até a próxima! Tatiane Lopes @mamaesacchi

Anúncios

33 comentários em “Zika Vírus bate papo com a Dra Ana Escobar

  1. Ai, Tati! Muito importante esses esclarecimentos! A situação está realmente preocupante! Essa é uma luta que devemos lutar juntos! Obrigada pelas dicas! 👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s