Dicas · Educação

A Importância da Segunda Língua

O ser humano está sempre aberto ao aprendizado. Mas, de um modo geral, as crianças e jovens aprendem com maior facilidade que os adultos. Estudos apontam que o ensino de línguas deve ocorrer ainda na infância e que a partir dos 3 anos de idade já é ideal para a criança aprender e previne doenças como o mal de Alzheimer.

Quando uma criança estuda a segunda língua, ela estimula as funções cognitivas, o que, facilita o aprendizado de outras disciplinas. É necessário que o aprendizado ocorra de maneira natural e que se desperte o desejo sem cobranças. Crianças tendem a aprender com mais facilidade em situações em que possam experimentar, por isso a importância das aulas serem lúdicas, com uso de jogos, brinquedos e imagens. Desenvolvendo a motricidade, percepção sensorial, pensamento, linguagem, concentração, criatividade e interação social.

Segundo cientistas, as crianças expostas desde muito cedo a duas línguas, tem vantagem de pensamento sobre as crianças monolíngues, pois o bilinguismo tem efeitos positivos na inteligência e em outros aspectos da vida da criança. Sendo mais criativas, e desenvolvem melhor as habilidades de resolução de problemas.

Por outro lado, existe quem defenda o atraso do treinamento linguístico e recomendam que a criança só aprenda uma segunda língua quando tenha pleno conhecimento da língua maternal.

BENEFÍCIOS:

Sem título 2

  • 1 – Melhora a fala e a articulação:

Produzindo sons e movimentos diferentes da língua materna, ajuda na maturação dos músculos faciais. Quanto mais cedo o aprendizado da segunda língua, mais chances de ótima pronúncia.

Sem título 3

2- Aumenta percepção auditiva:

Ao ouvir uma segunda língua, a criança pode ter sua compreensão oral desenvolvida, uma vez que estimula os caminhos do córtex auditivo.

3 -Estimula o cérebro:

A primeira infância propicia as crianças receberem diferentes estímulos como fixar novas palavras e sons

4 – Ajuda na estruturação do pensamento:

Uma segunda língua é uma nova oportunidade de aprender novos conceitos e uma forma de organizar o pensamento.

5 -Aprender as diferenças:

As crianças além da língua aprendem também a cultura de outros países, a tornando mais tolerante ao diferente.

O mais importante é elogiar os esforços, mostre o quanto estão felizes em cada evolução da criança para que ela seja incentivada de maneira descontraída e prazerosa, e não uma obrigação. É tão lindo ver e ouvir nossos pequenos falando outros idiomas, que enchem nossos olhos de lágrimas e nos matam de orgulho.

Meu filho estuda desde os 2 anos de idade em uma escola bilíngue, hoje ele está com 5 anos e sabe várias palavras, letras do alfabeto, as cores, os animais, canta músicas, sabe o hino do Canadá… Imagina como fico??

Beijos e até o próximo post!!

ASSINATURAFANNY-1

Anúncios

36 comentários em “A Importância da Segunda Língua

  1. Amei a materia, tbm acho super importante o ensino de outra língua, qdo eu era criança eu aprendi espanhol e ingles de forma gratuita, so depois mais adolescente q me especializei, acho q deveria, ter mais iniciativa da parte dos governos e municípios para mais programas de linguas como eu tive.
    Fanny Parabéns, amei a matéria

    Curtido por 1 pessoa

  2. Com certeza é muito importante essa segunda língua nesse nosso mundo global e quanto mais cedo melhor,
    eles aprendem como se fosse sua linguagem natal!
    Com o avanço de cada década a pronúncia será cada vez melhor, como exemplo da geração X e Y .
    Parabéns filha pela matéria espetacular!

    Curtir

  3. Super informativo e esclarecedor! A Laura adora e eu também, bom que a dicção também melhora e já estimula a serem estudiosos desde pequenos. Adoreeeei! Continuarei acompanhando os posts 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. Neuroplasticidadd aumentadissima nessa fase de desenvolvimento deles! Quanto mais coisas estimularmos eles aprendem !!! E o inglês hoje em dia é essencial!! Também não vale aquela enxurrada de informações tadinhos. Vamos aos poucos! Parabéns pelo post Tati ! Muito legal

    Curtido por 1 pessoa

  5. Fantástico! Nem tinha noção de tantos benefícios! Davi já está no bilíngue desde os 2 anos! Ele adora! E não atrasou em nada o aprendizado da língua mãe! Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Ótimo texto,adorei as dicas ! Sem dúvidas as crianças aprendem muito mais rápido que nós adultos ,quem tem a oportunidade de por os filhos em escolas bilíngue tem que aproveitar,eu tenho um irmão que mora fora do Brasil ,e já fala 4 línguas além do português, e está disposto a dar uma boa educação para o meu filho,de preferência em escola bilíngue ,agora é só eu encontrar uma boa escola e aproveitar suas dicas !

    Curtido por 1 pessoa

  7. Adorei o post, eu tenho um tempo já querendo colocar o Gui no inglês, mais não queria que essa ideia particesse de mim e sim dele, e como ele adora jogar video game e os jogos preferidos deles são inglês ele tem tido interesse em aprender, estou pensando em coloca-lo no meio do ano, meu único receio é de sobrecarrega-lo mais acho que vou tentar

    Bjs Mi Gobbato – Espaço das Mamães

    Curtido por 1 pessoa

  8. Super concordo,desde que seja algo lúdico e prazeroso pra criança. Por aqui estamos fazendo testes, #pisquila foi para a sua primeira aulinha de inglês ontem, e adorou! Não para de cantarolar a música dos indiozinhos em inglês, a coisa mais linda desse mundo. ❤
    Um beijo,
    Mila ( @mundodamae )

    Curtido por 1 pessoa

  9. Super concordo,desde que seja prazeroso para a criança. Ontem #pisquila foi pra sua primeira aula de inglês, e adorou. Ainda estamos fazendo um teste,mas por enquanto esta aprovadissimo. Ela fica cantarolando a musica dos indiozinhos em inglês, a coisa mais linda❤

    Beijos, Mila

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s