Dicas · Educação

Mães sem estresse

“Viver sem estresse é possível sim!”, esse é o lema que a Pâmela C. Lopes, escritora, coach e mãe de 4 filhos leva para ajudar as incríveis mamães que têm mil afazeres diariamente e acabam a semana estressadas e cansadas.

Pâmela começa o seu workshop com uma energia contagiante, a música para recepcionar as mães é “can you fell it”, do Jean Roch, (Já deu para sentir a animação!) E os assuntos abordados pela coach são divididos em etapas:

1-O universo infantil e o que afeta indiretamente as crianças:

O mais importante na vida de uma criança é brincar, através da brincadeira a coordenação motora e a criatividade estão em desenvolvimento. É através da brincadeira que eles expressam seus prazeres e desprazeres. Por isso nós pais devemos prestar muita atenção na forma em que os filhos estão brincando, pois eles retratam o que estão vivenciando naquele momento.

2-Crianças têm que ouvir a palavra NÃO:

Temos que ensinar para a criança que a dificuldade faz dele um vencedor, perder faz parte da vida e que temos que dar a volta por cima para ganhar que ganhar não é uma moeda de troca. E que o melhor em competir é ganhar a experiência. Que ninguém é bom em tudo e que a dedicação para ser bom é essencial. Porém devemos observar se a criança tem dom para determinado gosto e a deixar experimentar o mundo, sem comparações com os amigos para não gerar ansiedades. Geralmente as crianças que não sabem perder são as que não ouvem a palavra NÃO. Isso tudo influencia muito na vida adulta. Estamos protegendo e dando limites aos nossos filhos dizendo não.

foto3

3-Não basta perguntar, temos que saber como perguntar!

Temos curiosidade em saber o que aconteceu e de que forma ocorreu, porém a pergunta tem que fazer a criança refletir. São palavras chaves:

-O que aconteceu hoje na escola?

-Qual a melhor forma de resolver?

-Quando você vai parar de fazer isso?

São perguntas, sem agressividade e sem crítica, para eles refletirem sobre o assunto e solucionarem o problema na visão deles.

4-Quantidade não é qualidade

Especialistas afirmam que até os 11 anos de idade, a quantidade de tempo que estamos com nossos filhos não é tão importante quanto à qualidade. Pare tudo e fique com seu filho, converse muito com ele, passe os seus valores para ele. Somos modelos para nossas crianças.

5-Crenças limitantes

São crenças que nos atrapalham, nos limitam, nos travam. Herdamos tudo dos nossos pais, pois se dizemos que eles não podem fazer, não sabem fazer, não tem jeito para “aquilo” eles irão acreditar. Escute, observe, potencialize o dom do seu filho. Sempre o orientando e não o proibindo.

6-Administrando o seu tempo

Como? Com um bom planejamento de vida e uma boa organização. São fundamentais para administrar o dia-a-dia de mãe. Saiba o que você quer, se condiz com seus sonhos, administre seu tempo. Tenha uma agenda, escreva a sua rotina. Faça uma lista para aquele dia e adeque a sua rotina. Separe um tempo para você, use a internet ao seu favor, ganhe tempo. Não se sabote, faça uma lista com coerência que sua vida vai melhorar. Faça um plano produtivo. Pegue a prioridade e insira no seu melhor horário para você dar seu melhor. Separe o que é fundamental e o que te atrapalha. Separe por: IMPED

I – Importantíssimo

M – muito importante

P- Pouco importante

E – Elimináveis

D – Delegáveis;

Delegue o que puder, crianças adoram ajudar, se sentem úteis, não os chame como uma obrigação e sum como um convite. Convide-os.

7Mamãe home office.

Estudos apontam que Mães que trabalham em casa após a maternidade, são mais empreendedoras, acabaram ou diminuíram a culpa em relação a ausência na educação dos filhos, que sim, a maternidade ajudou na carreira. Se você trabalha em casa, tenha um local de trabalho, seu filho e todos precisam saber disso para respeitarem seu horário e local de trabalho.

Você sabe o significado da palavra estresse? “É a forma física e emocional em que reagimos ao problema, ao trabalho em excesso e muita preocupação. Com sintomas físicos e mentais.”

Portanto, administre seu tempo, seja um aliado da sua missão. Tenha sabedoria para saber viver a vida que você quer viver, tenha amor próprio, foque no seu melhor e viva. Acredite em você e VIVA!

Assim terminou o workshop em que tive o prazer de participar e o privilegio de conhecer essa mulher incrível que é a Pâmela. Para mais informações entre no Instagram dela @maessemestresse.

foto

Gostou das dicas da Pâmela? Deixe um recadinho, beijos e até o próximo post.

ASSINATURAFANNY-1

Anúncios

97 comentários em “Mães sem estresse

  1. Super importante esse whorkshop, para colocar as mudanças de vida de uma mãe, e assim colocando limites ao seu filho que é uma tarefa muito difícil e tem pessoas que precisa de uma ajuda para coloca lá em pratica.
    Parabéns mais uma vez! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Amei o post. Excelentes dicas e realmente temos que fazer uma agenda para administrar nosso tempo!! Por que sem planejamento quando o dia termina vejo que tenho tantas as coisas para fazer quando fui ver já tenho que buscar meu filho na escola!!’ E acabo não fazendo nada !!! Muitos pontos importantes !!! Gostei muito !!! Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ameeeiiiiii! Super completo o post com detalhes importantíssimos!!! Compartilho de todas as ideias aqui defendidas. Bom saber que ainda temos reflexões de tantaaa qualidade. Beijo grande! Ana

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adoro matérias que nos ensinam a melhorar como mães e pessoas…muitas vezes achamos que apenas nós ficamos cansadas e neste texto percebemos que o estresse na maternidade alcança muitas mamães e temos maneiras de driblar a falta de paciência e nervosismo

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei o post!!!! A questão do não é super importante!!!! Aliás, as dicas são super eficientes para educarmos nossos filhos e melhorarmos nossa qualidade de vida com eles. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu amei esse post! A parte de administrar o tempo foi a que mais me chamou atenção.
    Desde que a Maitê nasceu, eu tento, o máximo que posso dividir minhas tarefas sem é claro, esquecer do tempo de recreação, estimulação e atenção com a MAitê, afinal, sou mãe em tempo integral;
    A partir de agora vou usar o marcador IMPED

    =D

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s