Educação · Saúde e Bem Estar

A importância da amizade na infância

Amizade faz muito bem em qualquer idade. Como é bom ter alguém para confiar nossos segredos, contar nossos sonhos, comemorar nossas alegrias e dividir nossas derrotas. Ter amigos nos fortalece e nos dá segurança em todos os momentos da vida.

WhatsApp-Image-20160520(7)

Esse processo de socialização e criação de vínculos fora do seio familiar se inicia a partir dos 2 anos. Nessa fase, as crianças geralmente entram na escola, começam a se socializar e passam a se interessar umas pelas outras. Os coleguinhas da escola, amiguinhos da pracinha e das aulas extras, são os primeiros laços afetivos das crianças fora da família.

Por mais simples que pareça, nesse momento, as crianças estão dando um grande passo: começam a aprender a conviver com as diferenças, a esperar a vez do outro, descobrem que é muito mais gostoso ter alguém “igual” com quem brincar. Aqui começam as brincadeiras e brigas também: risadas e corre corre, bem como competição pelo mesmo brinquedo e pela atenção da professora. Depois dessas primeiras experiências de troca, nunca mais as crianças deixam de lado a companhia do novo amiguinho. Muito cedo as crianças aprendem o valor da amizade. Crianças com relações bem estabelecidas de amizades se sentem mais amparadas e fortalecidas diante de qualquer situação.

Desde que meus filhos nasceram, minha casa foi adaptada para estar cheia de crianças. Levar os amigos para brincar após a escola virou rotina para nós, mas é claro que isso levou um tempo. Foi preciso conhecer os pais, ganhar a confiança deles, estabelecer um vínculo de amizade e depois disso minha casa estava sempre cheia de crianças correndo e brincando e minha filha muito feliz recebendo as amigas. Fazia uma programação intensa de atividades para toda turminha. As crianças adoravam ir lá.

WhatsApp-Image-20160520(3)

Receber os amigos e ir visitá-los é muito importante. É uma barreira quebrada, um acontecimento, quase uma vitória. Vira o assunto mais falado, o motivo de maior animação e entusiasmo. “Meu amigo da escola foi brincar na minha casa!” é motivo de orgulho.

Com o passar do tempo, as brincadeiras após a escola não eram suficientes. As crianças queriam mais. Queriam estender a brincadeira até o dia seguinte e aí começou a vontade de querer que o amigo dormisse também. Isso eu já considero outro grande desafio. Na primeira vez que a amiguinha da minha filha foi dormir lá em casa, chorou horrores e a mãe teve que ir buscar. E olha que ela era mais do que acostumada a ficar lá conosco; minha casa era praticamente uma extensão da casa dela.

Cada criança tem seu tempo e respeitar esse momento é essencial. Eu devo confessar que até hoje prefiro meus filhos com os amigos na minha casa, debaixo dos meus olhos. Não é questão de confiança, até porque a grande maioria das mães tornaram-se minhas amigas, mas, infelizmente ou felizmente, eu sou assim. Passado o primeiro susto, o que não faltou foram festas do pijama, festa de páscoa, de carnaval, de pré ano-novo, passeios aos cinemas, teatros etc… Quando se tem criança, tudo é motivo pra comemorar. Antigamente era um grupo de amigas, mas depois passaram a ser 2 grupos: o das meninas e a dos meninos, pois o meu filho cresceu e também queria os amigos em casa.

A minha experiência na criação e cultivo de grupo de amigos para as crianças foi tão intensa que posso afirmar, com toda certeza, que, mesmo as crianças tendo mudado de país, eles não perderam os amigos. Eles tiveram que se readaptar, passaram juntos com os amigos um processo doloroso de separação, mas aprenderam a superar juntos essa nova realidade da distância.

WhatsApp-Image-20160520(5)

Voltar para rever os amigos morrendo de saudades e a melhor amiga ficar um pouco distante foi muito difícil para a minha filha. Foi preciso uma conversa verdadeira com as duas, pois a amiga que ficou no fundo se sentia abandonada. Foi preciso explicar, relembrar tudo que elas já passaram juntas e mostrar que mesmo de longe o amor e a amizade sempre permanecerá entre elas e como em um passe de mágica tudo foi resolvido.

Na verdade minha filha mais velha fez um lindo grupinho de amigas. Hoje algumas já saíram do colégio, outras mudaram de turno, minha filha mudou de país, mas quando estamos lá eu faço questão de reunir toda essa turminha e posso garantir que, quando estão juntas, parece que nunca estiveram separadas.

Com meu filho não é diferente. Mesmo tendo saído do Brasil há 4 anos, quando ele tinha acabado de completar 4 anos, ele criou laços sólidos e verdadeiros. Se você perguntar para ele quem é o melhor amigo, ele não terá a menor dúvida em responder que é o Dudu (amigo dele desde bebê que vive no Brasil).

Amizades de infância exercem uma enorme influência na vida de todos nós. Ter amigas de infância, ver meus filhos criando esses laços e ainda nesse processo ganhar novos amigos, me traz muita alegria. Amizades de infância nossas ou de nossos filhos é um presente da vida que quero cultivar.

Sobre amizade na infância, a minha dica é:

“Incentive a amizade dos seus filhos, a descoberta da amizade é o primeiro passo do caminhar sem a nossa presença. Com amigos a criança se sente mais feliz e mais segura. A escola passa a ter um sabor especial. Com amigos a vida de torna bem melhor. A criança aprende a ganhar e perder, a olhar para os outros, aprendem a ter um companheiro e saber que mesmo quando não estamos pertos não estão sozinhos, pois tem o melhor amigo.”

ASSINATURADANI

Anúncios

98 comentários em “A importância da amizade na infância

  1. Meu filho Benjamin também tem um amigo desde bebe e hoje quase completando 5 anos, e em escolas diferentes, eles continuam sendo melhores amigos. Acho lindo e super importante a contribuição dos pais na construção dessas relações de amizades enquanto eles são pequenos e dependem de nós para manterem contatos. Adorei o post!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sem duvida a amizade da infância é um grande tesouro em nossas vidas e nos dá muita segurança no nosso desenvolvimento. Por isso, acho realmente muito importante o papel dos pais na criação desses vínculos.
    Você sem duvida é uma especialista e eu e meus filhos sortuda por aproveitar de perto esse seu dom.
    Adorei o texto. Muito inspirador e verdadeiro.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  3. Concordo com suas palavras… fico com feliz com as amizades dos meus filhos, não são muitos mas sei que são verdadeiros. Também incentivo e apoio muito as amizades deles. Para o meu filho Gabriel, a primeira amiga foi a Fe, e hoje tem o Pedro que ele adora… sente muita saudade pela distância.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Lindas palavras! Lindo post! Me emocionei! Essa é a pior hora de morar fora! Meus filhos sentem muita falta dos amigos mas graças a Deus conseguiram fazer novos e maravilhosos amigos! Sem esquecer, é claro, dos antigos e queridos amigos de infância do Brasil! Sempre que podemos nos encontramos até hj!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Realmente essa amizade é muito importante, tenho isso até hoje em minha casa. Mesmo aos dezesseis anos noites de pijama, lanche a tarde, trabalhos escolares continuam (fofocas também) e eu gosto muito disso tudo.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Dani, eu dou o maior valor as amizades já que tenho amigas que são amigas desde a infância. Sempre estimulei as minhas filhas a terem amigo e adoro que venham todos aqui para casa. Com os amigos nós aprendemos a viver.
    Adorei o seu post.
    beijos
    Chris

    Curtido por 1 pessoa

  7. Para as verdadeiras amizades não existe distância, não existe tempo. Quando há o reencontro parece que nunca se afastaram. Que bom que este grupo de amigas, que é tão especial, sabe que podem se reencontrar que a bagunça continuará a mesma! E Dani… sua casa sempre foi o parque de diversões de toda criança. Sempre cheia de atividades, alegria e diversão!!!!! Sono sente muita falta da grande amiga!!!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Muito bonito ver amizades que crescem junto com nossos pequenos! As redes sociais ( Instagram, Snapchat…) também colaboram muito para que mantenham contato mesmo estando distantes…

    Curtido por 1 pessoa

  9. Nossa que lindo Dani, realmente amizade é muito importante. Ensino minha filha desde pequena a valorizar e respeitar uma amiga, porque na maioria das vezes essa amizade dura a vida toda.
    Linda a matéria, parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Amigo de verdade deixa marcas. É uma marca ninguém pode tirar da gente.
    Parabéns, por mesmo distante ensina as crianças à cultivar estes laços, laços do qual são muito importantes para o desenvolvimento emocional. Bjs e saudades

    Curtido por 1 pessoa

  11. Texto lindo ….. Vc nasceu para ser mãe !! Zelosa como sempre …. Essas amizades ficam para sempre ….
    Cultive isso todos os dias !!!
    Tenho muitas saudades suas….
    Bjs em todos 😘

    Curtido por 1 pessoa

  12. Muito bom! Voltei a minha infância com esse post, época em que se podia andar pelas ruas do bairro nas casas das amigas, sem tanta preocupação. Ótimo criar esses lacços, são fundamentais para a vida!

    Curtir

  13. A amizade é um dos sentimentos mais bonitos e puro que uma criança pode ter, e é muito importante nós mamães cultivarmos isso desde pequenininhos ..
    Pois a infância é o período mais importante em nossas vidas..
    Amei..

    Curtido por 1 pessoa

  14. Adorei o post, um tempo atrás até falei no meu blog também sobre essa importância, aqui com a ida a escola construimos amizades as crianças entre elas e nós mães também, e para manter esse vínculo tentamos marcar pelo menos 1 vez por mês um café da tarde para eles brincarem e nós mães nos encontrarmos também sem aquela correria do dia a dia

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  15. Com toda a certeza a amizade é super importante em qualquer fase da nossa vida, principalmente na infância. É nessa momento em que nos “firmamos”, e começamos a nos abrir para o mundo.

    Beijos Mila (@mundodamae )

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s