Dicas · Saúde e Bem Estar

7 dicas para seu filho andar de bicicleta

Aprender a andar de bicicleta sem rodinhas é um rito de passagem para cada criança. No entanto, pode ser um passatempo perigoso se eles não são ensinados corretamente ou não se sentirem totalmente confortáveis com suas habilidades. Para garantir que eles estão prontos e antes deles subirem protegidos com capacete e joelheira, aqui vão sete dicas para uma criança andar de bicicleta sem rodinhas com o menor número de caídas e arranhões possíveis.

1-Certifique-se de encaixar bem o capacete:

Compre uma bicicleta para seu filho exatamente para a idade dele. Uma bicicleta que é muito grande ou pesada fica muito mais difícil no aprendizado. O capacete da bicicleta deve terminar no meio da testa da criança. Cerca de 3 cm acima de suas sobrancelhas. Ajustar o capacete para que não se mova de um lado para o outro e nem para frente e para trás. Se você não pode ajustar para que fique apertado o suficiente, o capacete então é muito grande.

findyourmiddleground

2-Não basta “afrouxar” as rodinhas, temos que tirá-las:

É como arrancando um band-aid.Tirar as rodinhas tem que ser uma ideia que a criança já aceitou. Não pode ser obrigação, nem imposição. Evite a tentação de manter apenas uma das rodinhas de apoio. Pode parecer seguro, mas não dá estabilidade à bicicleta, nem dá a noção de equilíbrio que a criança precisa para aprender.Porém, Nunca largue a bicicleta sem avisar a criança. Se ela cair num momento em que achava que estava segura, pode perder a confiança em si mesma e a vontade de continuar a aprender. Faça uma contagem de um á três em voz alta antes de largar a bicicleta.

imagem2

3-Treine na grama:

 Pratique sobre uma colina gramada para ensinar equilíbrio. Reduza seu assento para que ambos os pés possam chegar o chão, e faça descerem a colina gramada com os pés levantados. Dessa forma, eles podem parar com os pés, se eles precisarem. Repita até que virem profissionais em descida.

4-Ajude a sentar na altura certa:

 Agora que eles sabem como equilibrar, certifique-se que eles estão sentados na altura certa. Levante o assento de seu filho alto o suficiente para que eles tenham uma ligeira curvatura em seus joelhos e o pedal tão perto do chão quanto puder.

imagem3

5-Ensine seu filho a usar os pedais para começar:

Ensine seu filho a “iniciar” a sua bike, com um pé no chão e outro no pedal na posição superior. Começando com os dois pés sobre os pedais lhes dá menos poder de seu impulso e poderia levá-los ao chão. (dica: sempre amarrar em laços os cadarços para que eles não fiquem presos nos pedais).

imagem

6-Não se esqueça de ensinar a freiar:

Uma das maneiras mais fáceis de uma criança se machucar é freiar com o pé, fazendo-os cair ou bater no guidão. Ensine seu filho como freiar em velocidades mais lentas, pois irá ajudá-los a ter segurança antes de começar a andar por aí como pequenos demônios da velocidade. (Você pode até mesmo ensinar travagem da bike no final do exercício da colina na grama).

7-Não se estresse, nem fique frustrado, e nem se sinta derrotado.

Aprender a andar de bicicleta sem rodinha deve ser divertido! Se o seu filho está ficando chateado, parecer assustado, ou você está ficando estressado no momento, dê um tempo e tente novamente amanhã. Quando que eles aprenderem, eles terão a habilidade para sempre, então não se apresse se eles não estão prontos, ou simplesmente não estão conseguindo ainda.

imagem5

Quando a criança conseguir, finalmente, andar de bicicleta sozinha, incentive-a organizando passeios de família. Não force seu filho a andar de bicicleta se ele não quiser. Se ele estiver desinteressado não irá aprender, não importa o quanto você o obrigue. Comece falando da sensação de liberdade, mostrando que é uma brincadeira divertida e a importância para a saúde.

O meu filho ainda usa rodinhas, e o seu?

Beijos e até o próximo post

Fonte:MSN.com,estilodevida.com,Popsugar.com

ASSINATURAFANNY-1

Anúncios

32 comentários em “7 dicas para seu filho andar de bicicleta

  1. Que legal essa matéria! Pedro vai ganhar uma bicicleta de Natal esse ano! 🙂 Mas acho que sera a sem rodinha para treinar o equilíbrio. Vi as crianças na Holanda usando e me encantei… agora esta chegando por aqui essa nova bike tbm! 🙂 Beijos Fanny e Tati!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lembro tanto da fase de tirar as rodinhas da bike do Pedro! Ele caia e dizia que nunca mais ia tentar de novo! Mas eu não desisti! Incentivei demais e hoje tá aí! Andando tudo!! Beijinhos Fanny!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s