Curiosidades · Saúde e Bem Estar

Você já ouviu falar em dermoabrasão?

A dermoabrasão permite reafinar as camadas superficiais da pele através da raspagem cirúrgica.
Através do tratamento é possível suavizar as irregularidades da superfície e desta forma garantir que a pele apresente uma melhor aparência.
Normalmente a técnica é utilizada para melhorar a pele, além de ser útil no cuidado com cicatriz de acidentes ou ainda devido a cirurgias, já que o meio permite suavizar as rugas faciais inclusive as que ficam próximas à boca.
O método também é útil para remoção de tumores pré-cancerígenos como queratoses, e cicatrizes profundas de acne.
O procedimento pode ser aplicado em pequenas áreas da pele ou em todo rosto, sendo feito de forma isolada ou com outros processos como facelift ou peeling químico.
Riscos e recuperação
Toda técnica deve ser feita por um médico experiente, pois pode ter o risco de ocorrer à pigmentação da pele.
Diante disso, o escurecimento permanente da pele pode acontecer devido à exposição ao sol em dias ou meses, além disso, a pele tratada pode ficar mais clara.
Após o procedimento pode aparecer espinhas que somem com o tempo, mas também pode ser que os poros dilatem e depois volte ao normal e diminua o inchaço. Entretanto, em alguns casos pode acontecer infecção e cicatriz.
Existem pacientes que desenvolvem tecidos de cicatrização em excesso (queloide ou cicatriz hipertrófica) que necessita de aplicação ou injeção de corticóide.
No entanto, os riscos podem ser minimizados quando o tratamento é feito com cirurgião plástico qualificado.
Casos indicados
Na verdade nenhum tratamento é eficaz a ponto de remover todas s cicatrizes e imperfeições, pois é preciso submeter a um tratamento de pele.
De qualquer forma homens e mulheres podem beneficiar do procedimento, mas as pessoas mais velhas se recuperam devagar.
Na pele nega, a asiática e com tez escura pode desenvolver manchas, além disso, a sarda pode desaparecer.

Procedimento
É importante que seja feito por um cirurgião plástico ou dermatologista qualificado, diante disso, o médico irá orientar e informar os detalhes, assim como detalhes, riscos e os benefícios, o período de recuperação e os custos.
Para a dermoabrasão o médico irá apresentar instruções específicas para preparo da cirurgia, assim como orientações especiais sobre o cuidado e o tratamento da sua pele.
Além disso, é importante que a cirurgia seja feita em local seguro e confortável para o médico e o paciente, além de utilizar equipamentos e equipe treinada.
Sendo assim, ela pode ser feita com anestesia local, e pode levar alguns minutos à uma hora e meia, conforme a área da pele.
Na cirurgia é raspada a camada mais superficial da pele até que alcance o nível mais seguro, deixando as cicatrizes menos visíveis.
Recuperação
Depois da cirurgia da dermoabrasão é comum que a pele fique vermelha e inchada, além disso, uma crosta irá se formar para o processo de cicatrização.
Para aliviar é possível que o médico indique uma pomada, além de apresentar orientações detalhadas sobre como cuidar de sua pele após a cirurgia.
No entanto, caso observar que o local está piorando com cicatrizes anormais, não hesite em entrar em contato com o cirurgião o mais rápido possível para ver quais procedimentos devem ser feitos.
Fonte: Dra. Juliana Toma, médica dermatologista de São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s